quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A culinária jamaicana


A cozinha jamaicana é uma fusão de muitas tradições étnicas com influências indígenas, espanholas, africanas e inglesas, dentre outras. A combinação destes ingredientes culturais com os alimentos que são cultivados na ilha caribenha resulta em uma culinária interessante para ser explorada,predominando o sabor intenso da variedade de temperos utilizados no preparo dos pratos tradicionais. A base da cozinha jamaicana é muito saudável com uso de peixes,frutos do mar, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias.
Certos pratos remetem imediatamente a um lugar. É assim com o acarajé, na Bahia; com o bacalhau, em Portugal, e com a pasta, na Itália. Nesta mesma linha, não há nada que se associe mais à Jamaica do que o jerk. Sua origem é antiga, remete aos índios nativos e também aos escravos fugidos (os Maroons,descendentes de escravos africanos que fugiram e se estabeleceram nas montanhas) que desenvolveram uma maneira especial de temperar e cozinhar o porco ou frango de forma bem lenta,  que foi denominada jerking.Inicialmente, o jerk era um processo de conservação da carne, assada em buracos na terra, onde eram feitas pequenas fogueiras.
Na busca da preservação de carnes e peixes, os jamaicanos passaram a adicionar a elas pimentas e especiarias. Foi assim que temperos exclusivos como o famoso molho Pickappeppa foram criados.
Na Jamaica, porém, existe o costume de se salgar as coisas, produzindo os ingredientes jerked. O principal exemplo é o jerked beef, muito semelhante à nossa carne seca, mas também muito utilizado é o JAMAICAN JERK SPICE, um tempero muito forte e utilizado em praticamente tudo.
Além da técnica de preparo, outro aspecto importante do jerk são os temperos. A pimenta-da-jamaica, pimentas picantes e sal são a base da maioria das receitas. A esses elementos são adicionados ervas e especiarias (às vezes mais de 30 tipos), como tomilho, alho, canela, cebolinha e noz-moscada. Os ingredientes são misturados e esfregados sobre a carne, que fica marinando por cerca de 12 horas para absorver o sabor.
Quer saber mais?No próximo post estaremos divulgando uma tradicional receita jamaicana.Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário